O mérito pelo nosso trabalho...

... só tem, realmente, valor quando esse trabalho é mesmo nosso! De facto, e para quem é consciente, não importa apenas o nível de perfeição do que fazemos, mas, acima de tudo, o termos feito, o termos tentado fazer, independentemente do resultado final. Tudo na vida passa por um processo de aperfeiçoamento, o qual varia, com toda a lógica, das capacidades individuais de cada um. Devem estar a questionar-se acerca do motivo que me leva a tais divagações, não? Passo a explicar: andava eu, na semana passada, pesquisando na net bolos de baptizado para ver se encontrava, algures neste mundo, a concretização de uma ideia que tinha em mente quando... vejo um bolo meu no Google. Nada de mais. Porém havia algo de mais: o nome do blog ao qual o meu bolo estava associado não era o Pingodarte, mas um blog de uma senhora brasileira. Nem quis acreditar! Abri o blog para ter a certeza. Não é que a dita senhora teve o descaramento de copiar uma fotografia do meu bolo dos anjinhos atarefados (azul com nuvens e anjinhos e com a parede lilás de fundo) e colocá-la no seu blog com uma legenda sua? A minha indignação foi tão exacerbada que lhe enviei um comentário dizendo-lhe que acreditava que era capaz de fazer bolos muito bonitos, no entanto, que repudiava vivamente a sua ideia de ter copiado "a fotografia do meu bolo, tirada na minha casa, com a minha máquina" e de a ter colado no seu blog como sendo um trabalho seu. Era enganar as pessoas! Claro que a senhora, assim que leu o comentário, não aprovou a sua publicação, pois à noite, quando lá voltei, ela não só não tinha autorizado a publicação, como também tinha retirado a fotografia do seu blog. A carapuça serviu!! A questão que aqui se coloca não passa por não ver, copiar, adaptar o trabalho dos outros (eu também o faço), é ter a dignidade de o aplicar à nossa maneira, de o reinventar e de o fazer com as nossas mãos! Aliás, penso que se alguém reconhecer o seu trabalho no trabalho de outrem deverá apenas sentir-se lisonjeado, visto que é sinal de que se trata de um bom projecto.

4 comentários:

BoloseMimos disse...

Realmente ha gente com muita falta de escrúlupos....mas não é preciso ir ao Brasil para ver cenas dessas...infelizmente, conheço uma portuguesa que colocou bolos originalissimos da Debbie Brown(entretanto já os retirou, pois a Debbie teve conhecimento atraves de uma amiga minha portuguesa, que achou esse acto repugnável)....e de outras pessoas também, mas mais americanos ou ingleses...no hi5 dela é só comentarios que os bolos são lindissimos e que tem um "dom"...please.....passam se horas a pesquisar, tirar ideias, tirar tempo de descanso e da companhia dos nossos para fazer algo que nos possamos orgulhar, realizado com o nosso suor, e depois vêm estas fazerem se de grandes.....sem trabalhinho nenhum.....deviam ter vergonha.....
Já desabafei tb a minha indignação, por isso, continua com belissimos trabalhos e que a vida te sorria!
Um abraço!Cristina

Agda&FarideMenezes Eventos disse...

"pirataria é crime!"
eu também uso a internet para divulgar os meus trabalhos e na tentativa de me proteger coloco nas fotos a minha marca bem no meio da foto. Infelizmente há no mundo pessoas sem disconfiometro ou melhor, são caras-de-pau mesmo!
Assim as minhas imagens podem ser usadas por pessoas que querem aprimorar seus trabalhos, ter uma idéia, sei lá tantas coisas... mas não para se fazer em cima do meu suor. É uma sensação muito ruim, imagino a raiva que você ficou. eu vou atrás, denuncio!
bem, deixo aqui a minha indignação e apluausos pelo seu trabalho, agora vou continuar a minha pesquisa de lembrancinhas do pocoyo (não é pra trabalho não, quero tentar fazer a festinha do meu filho esse ano).
um abraço, Faride Menezes

Unknown disse...

Olá
Infelizmente, como disse Bolos e Mimos existem pessoas inescrupulosas em todos os lugares.
Sou brasileira,já estive em Portugal e pretendo voltar, pois achei um país muito lindo!
Estava à procura de inspiração para um bolo do homem aranha para meu filho especial (20 aninhos) e encontrei seu blog. Parabéns! Sua arte é maravilhosa!

Claudia disse...

Adoro o seu trabalho e já tive o prazer de ter um bolo feito por si (para o meu filhote), sei bem do que fala e infelizmente não é só nesta área que estas coisas acontecem, todos querem levar a melhor mesmo que para isso sirva o enganar!
Se eu puder ajudar posso colocar marcas de água com copyright em cima das suas fotos (não cobro nada por isso). O prazer de ajudar quem honestamente trabalha não tem preço! Continue fazendo estas maravilhas pois inspira-me a mim e a tantos outros.
Um abraço grande, muita saúde.

Claudia